Sendo as Feiras de Trocas realizadas pela ITCP-FGV um Mercado Escola, ou seja, um lugar onde os empreendimentos aprendem a comercializar suas produções, sendo mais uma oportunidade de contribuir com grupos que não tem espaço no mercado atual para produzir e comercializar sua produção, as Feiras de Trocas apoiam esses empreendimentos formados por pessoas ligadas a AME, e também grupos que fazem parte das outras redes que são apoiadas pela ITCP-FGV como a Rede do Centro e a Rede Prosol Santo Amaro. Com a união dos empreendimentos formamos as feiras que proporcionam momentos de integração, educação sócio-economica, capacitação e um impulso na vida para o auto-emprego e a auto-gestão.
Cerca de 12 empreendimentos da economia solidária tiveram a oportunidade de colocar em prática a auto-gestão e uma forma solidária de se fazer economia. Nas Feiras são criadas oportunidades para que o empreendimento possa se relacionar com o público, entender melhor a dinâmica do comércio, escoar sua produção e ter a segurança de fazer parte de um grande aprendizado, visando adquirir experiência suficiente para entrar no comércio aberto com dignidade e respeito. Além de proporcionar as trocas de produtos e saberes que em particularidade tornam as Feiras um lugar de diversão, arte e união.
Durante todo o Sábado, 380 pessoas de diversos Empreendimentos da Economia Solidária, atendidos pela AME e comunidade local, movimentos Sociais, ONGs, artistas, universitários e voluntários trocaram seus produtos, serviços, saberes, experiências, afetos e amizade, fortalecendo os elos e laços de união cultivando os princípios e valores da solidariedade!!! Mais uma vez a Economia Solidária afirmou ser uma proposta de mercado diferente, tendo como principal objetivo a valorização do ser humano.
Falando com o empreendimento
Recreação com crianças alegra a feira
Para proporcionar momentos de alegria e interação entre as crianças que compareceram na feira, a organização não-governamental Aldeia do Futuro que atende crianças, jovens e adultos da comunidade de Americanópolis oferecendo cursos profissionalizantes, ofereceu brincadeiras, cirandas e pinturas no rosto para todas as crianças persentes na Feira. Os papais e mamães puderam passear pela feira
Cuidar da aparência também é saudável
Para compôr o quadro de serviços oferecidos na feira, nesta edição tivémos a participação da EMBELLEZE. Muitas mulheres puderam refazer a maquiagem, cortar o cabelo e cuidar da aparência por apenas 1 talento. É mais uma forma que as feiras de trocas solidárias podem colaborar com a vida das pessoas, não só gerando renda, proporcionando a compra de alimentos não perecíveis, inclusão social, mas também momentos de descontração e embelezamento.
Projetos realizados pela AME
As feiras de trocas da Rede Jabaquara são realizadas em parceria com a AME e o programa Ação Família. Atualmente a AME desenvolve 4 projetos que atendem a a população do Jabaquara em estado de alta vulnerabilidade social. Veja abaixo um resumo desses projetos:
C.E.I.: Centro de Educação Infantil – em convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Atende 170 crianças de 2 a 5 anos em período integral, com cinco refeições por dia, oferecendo um espaço onde a criança pode desenvolver-se através de atividades pedagógicas e culturais em um ambiente seguro e amoroso.
CCA: Centro para a Criança e Adolescente – em convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – S.M.A.D.S. e Supervisão de Assistência Social da Sub Prefeitura do Jabaquara. Atende 130 adolescentes de 6 a 15 anos no contra turno escolar, proporcionando reforço escolar e atividades pedagógicas e oficinas culturais, protegendo e orientando o adolescente com amor e respeito.
B.P.J.: Bom Prato Jabaquara – em convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. Serve 1200 refeições por dia, com qualidade e valor nutricional, ao preço de apenas R$ 1,00.
Unidade do Programa Ação Família – Viver em Comunidade – em convênio com a Supervisão de Assistência Social da SubPrefeitura do Jabaquara – PMSP e Secretaria Municipal de Assistência Social – S.M.A.D.S. Atende mais de 1200 famílias em situação de alta vulnerabilidade. Proporcionando visitas domiciliares, reuniões com as famílias, eventos, palestras, oficinas culturais, capacitação e geração de renda.
Programa Ação Família – Viver em Comunidade
O Programa Ação Família Viver em Comunidade, instituído pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) desde março de 2006, para toda a cidade de São Paulo, designa-se prioritariamente a população mais vulnerável da cidade, promovendo a inclusão social desta, tendo como unidade de ação, a família.
A estratégia utilizada é a de promover o fortalecimento e a emancipação da família por meio da articulação de rede de serviços, de assistência social, trabalho, saúde, educação, esporte, lazer, recreação, verde e meio ambiente, habitação, justiça e cultura, bem como o acesso a informações, condições mínimas para o acesso à informação, condições mínimas para o exercício de cidadania.
A Unidade Ação Família - Americanópolis, localizado à Avenida Engenheiro George Corbisier, 1351 - Jabaquara, é um dos pólos de atendimento atuando junto à 1200 famílias desta região e visa a geração de renda através da Economia Solidária e de grupos sócio-culturais que facilitem o desenvolvimento local.
As famílias atendidas pelo programa seguem rigorosos critérios que atendem ao IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social) e categorizam-se como as mais vulneráveis da cidade de São Paulo, exibindo renda e capital que as caracterizam abaixo da linha da miséria (menos de 1/3 de salário mínimo por família)
As feiras de trocas e a incubação de empreendimentos de economia solidária são complementos que consolidam a realização da inclusão social e geração de renda para algumas famílias atendidas pelo programa Ação Família.
O que é o Banco de trocas?
Colabore com a nossa feira de trocas e faça parte dessa nova forma de se relacionar. A AME aceita doações de alimentos não perecíveis.
Envie um e-mail para bancodetrocasolidariasame@gmail.com e saiba mais sobre o nosso trabalho.
A próxima edição desta Festa Solidária será no dia 12 de setembro de 2009. Sempre haverá surpresas, atividades e novos produtos, não perca essa oportunidade!!!Se você é músico ou artista, ofereça seu show e receba um cachê em moedas sociais, para isso nos escreva com antecedência no: bancodetrocasolidariasame@gmail.com - Traga seus amigos e parentes e não esqueça de trazer algo para trocar como: artesanato, alimentos, suas habilidades manuais, brinquedos, jogos educativos, materiais escolares, sementes, instrumentos musicais, massagem, poesia em cordel e objetos dentro de sua casa que não usa mais e que alguém pode precisar muito. Pode ser também roupas, cds, vinis, livros e cartilhas educacionais em bom estado também serão muito bem vindas. Use a criatividade!! Caso esteja difícil de trazer algo, você pode comprar Moedas Sociais para não ficar de fora dessa festa. Estamos aguardando você!!!
