sábado, 17 de janeiro de 2009

PROPOSTA DO BANCO DE TROCAS SOLIDÁRIAS

A Feira de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo é organizada por um Banco Comunitário chamado “Banco de Trocas Solidárias do Centro de São Paulo” e é gerido por um comitê formado pelos integrantes da AMRMC, alunos do PESC-USP (Programa de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo) e da ITCP-FGV (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas).

A proposta desse “Banco” é unir esforços para o fortalecimento da Economia Solidária no Centro de São Paulo. Economia Solidária é uma proposta de resgate do verdadeiro sentido da Economia, que é “cuidar da casa”. Ou seja, construir um sistema econômico a serviço do bem estar coletivo e não do enriquecimento de poucos. Aliado a isso, resgatar também a união e proximidade entre as pessoas, promovendo a partilha e a união necessárias para as transformações sociais que o Brasil e o mundo precisam.

O Banco de Trocas Solidárias, além de organizar a Feira de Trocas, que funciona com uma moeda própria chama de Moeda Social- que é utilizada apenas para facilitar as trocas e não acumular riqueza- também fornece microcrédito e orienta 6 Empreendimentos Econômicos Solidários formados por pessoas em situação de rua. Também faz parte de suas ações articular a formação de uma Rede Solidária para integrar esforços de fortalecimento desses e outros empreendimentos da região e promover o consumo solidário como ferramenta para o desenvolvimento local a partir da cooperação e preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário