terça-feira, 6 de outubro de 2009

Boletim informativo 4ª Feira de Trocas do Jabaquara


Foi realizada a 4ª edição da Feira de Trocas Solidárias da Rede Jabaquara, no dia 12 de setembro de 2009 na sede da AME com um saldo muito positivo para a disseminação e a prática de uma economia baseada na solidariedade, na democracia a na auto-gestão.
Sendo as Feiras de Trocas realizadas pela ITCP-FGV um Mercado Escola, ou seja, um lugar onde os empreendimentos aprendem a comercializar suas produções, sendo mais uma oportunidade de contribuir com grupos que não tem espaço no mercado atual para produzir e comercializar sua produção, as Feiras de Trocas apoiam esses empreendimentos formados por pessoas ligadas a AME, e também grupos que fazem parte das outras redes que são apoiadas pela ITCP-FGV como a Rede do Centro e a Rede Prosol Santo Amaro. Com a união dos empreendimentos formamos as feiras que proporcionam momentos de integração, educação sócio-economica, capacitação e um impulso na vida para o auto-emprego e a auto-gestão.

Cerca de 12 empreendimentos da economia solidária tiveram a oportunidade de colocar em prática a auto-gestão e uma forma solidária de se fazer economia. Nas Feiras são criadas oportunidades para que o empreendimento possa se relacionar com o público, entender melhor a dinâmica do comércio, escoar sua produção e ter a segurança de fazer parte de um grande aprendizado, visando adquirir experiência suficiente para entrar no comércio aberto com dignidade e respeito. Além de proporcionar as trocas de produtos e saberes que em particularidade tornam as Feiras um lugar de diversão, arte e união.

Durante todo o Sábado, 298 pessoas de diversos Empreendimentos da Economia Solidária, atendidos pela AME e comunidade local, movimentos Sociais, ONGs, artistas, universitários e voluntários trocaram seus produtos, serviços, saberes, experiências, afetos e amizade, fortalecendo os elos e laços de união cultivando os princípios e valores da solidariedade!!! Mais uma vez a Economia Solidária afirmou ser uma proposta de mercado diferente, tendo como principal objetivo a valorização do ser humano.

Falando com o empreendimento

Dona Ivone da felicidade é uma das representantes do Empreendimento Mãos Amigas que produz sabão ecológico feito a partir da reutilização de óleo de cozinha. Nesta entrevista, foi perguntado para Dona Ivone sobre o crescimento do empreendimento depois de começar a participar das feiras de trocas, dos eventos externos e do incentivo para vender no Bairro que a Técnica em Economia Solidária Cristiane Freire sempre enfatizou para o grupo. Dona Ivone conta que tem vendido uma boa quantidade de são na comunidade e isso tem ajudado na geração de renda e ainda por cima tem feito uma boa cartela de clientes no próprio bairro. O Empreendimento Mão Amigas está participando além das feiras de trocas, de feiras abertas organizadas também pela ITCP-FGV, para mais informações destas feiras acessem http://feirasolidaria.blogspot.com/ . O Empreendimento também participou no mês de setembro do evento Adventure Sports Fair, no Centro de Exposições Imigrantes, aproveitando para divulgar seus trabalhos e a reutilização do óleo de cozinha , também participaram outros empreendimentos incubados pela ITCP-FGV.
Com esse conjunto de atividade comerciais organizadas pela ITCP-FGV, os empreendimento incubados estão conquistando mais espaço no mercado convencional, contribuindo para a geração de renda e inclusão social.

Atividade Cultural

Circo na Feira

Na 4ª edição da Feira de Trocas da Rede do Jabaquara, tivemos a presença do grupo de artes circenses do projeto fundação criança de São Bernado do Campo que proporcionou para os visitantes momentos de muita alegria, descontração e aplausos. Com malabares, trapezistas e uma boa música, as crianças que estavam na feira não saíram de seus lugares. Sempre com o intuito de atender todos os visitantes, as crianças são sempre pensadas com muito carinho nas feiras de trocas.

Saxofone e violão

A Dupla Diego ( saxofone ) e Weider Alan Angelo ( violão ), fizeram uma apresentação musical para embalar mais um pouco a festa da economia solidária. A arte é um dos temas principais dentro das feiras de trocas, proporcionando descontração e cultura para os visitantes. Se você é um artista, entre em contato conosco e colabore com seu dom nas nossas feiras.

Show sertanejo

Para a finalização da Feira de Trocas Solidárias , contamos com a apresentação da dupla sertaneja : Raul e Rudieri que descontraiu todos os participantes.

Armazém de alimentos

Visitantes aproveitam para comprar alimentos não perecíveis na feira. A cada feira temos um armazém que vende produtos alimentícios diversos, tais como óleo de cozinha, farinha de trigo, açúcar, café, arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, etc. os visitantes trazem produtos para trocar ou vender por moedas sociais ( talentos ) e com os talentos em mãos podem fazer suas compras que ajuda a reduzir os gastos mensais com o supermercado.
Venha conhecer nossas feiras e faça suas compras também.




Organização e tecnologia agora são qualidades do Banco de Trocas Solidárias


Com o trabalho do Sr. Wilson Massato Nakamura , coordenador Administrativo da AME, Associação que realiza as feiras de trocas no bairro do Jabaquara em parceria com a ITCP-FGV, o banco de Trocas Solidárias ganhou um sistema de controle informatizado para deixar o Banco mais seguro e mais profissional. O Banco é responsável por administrar e controlar a entrada e saída de moedas sociais, bem como as vendas dos empreendimentos participantes da feira. No Banco, os visitantes podem abrir uma conta bancária e depositar suas moedas sócias para utilizar na Próxima feira, onde precisa realizar um saque. Com a informatização, o processo ficou mais dinâmico e rápido, com condição de atender com mais qualidade os clientes. O programa que ainda está em fase de testes, permite fazer um controle preciso do fluxo geral do caixa, organiza de forma segura as contas dos visitantes e também cria gráficos de controle financeiros para os empreendimentos, além de outras ferramentas que estão sendo testadas para serem re-aplicadas nos demais Bancos organizados pela ITCP-FGV.

Colabore com a nossa feira de trocas e faça parte dessa nova forma de se relacionar. A AME aceita doações de alimentos não perecíveis.
Envie um e-mail para bancodetrocasolidariasame@gmail.com e saiba mais sobre o nosso trabalho.

A próxima edição desta Festa Solidária será no dia 19 de dezembro de 2009. Sempre haverá surpresas, atividades e novos produtos, não perca essa oportunidade!!!Se você é músico ou artista, ofereça seu show e receba um cachê em moedas sociais, para isso nos escreva com antecedência no: bancodetrocasolidariasame@gmail.com -

Traga seus amigos e parentes e não esqueça de trazer algo para trocar como: artesanato, alimentos, suas habilidades manuais, brinquedos, jogos educativos, materiais escolares, sementes, instrumentos musicais, massagem, poesia em cordel e objetos dentro de sua casa que não usa mais e que alguém pode precisar muito. Pode ser também roupas, cds, vinis, livros e cartilhas educacionais em bom estado também serão muito bem vindas. Use a criatividade!! Caso esteja difícil de trazer algo, você pode comprar Moedas Sociais para não ficar de fora dessa festa. Estamos aguardando você!!!