quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BOLETIM INFORMATIVO 3ª FEIRA DE TROCAS

Foi realizada a 3ª edição da Feira de Trocas Solidárias da Rede Jabaquara, no dia 08 de agosto de 2009 na sede da AME com um saldo muito positivo para a disseminação e a prática de uma economia baseada na solidariedade, na democracia a na auto-gestão.
Sendo as Feiras de Trocas realizadas pela ITCP-FGV um Mercado Escola, ou seja, um lugar onde os empreendimentos aprendem a comercializar suas produções, sendo mais uma oportunidade de contribuir com grupos que não tem espaço no mercado atual para produzir e comercializar sua produção, as Feiras de Trocas apoiam esses empreendimentos formados por pessoas ligadas a AME, e também grupos que fazem parte das outras redes que são apoiadas pela ITCP-FGV como a Rede do Centro e a Rede Prosol Santo Amaro. Com a união dos empreendimentos formamos as feiras que proporcionam momentos de integração, educação sócio-economica, capacitação e um impulso na vida para o auto-emprego e a auto-gestão.
Cerca de 12 empreendimentos da economia solidária tiveram a oportunidade de colocar em prática a auto-gestão e uma forma solidária de se fazer economia. Nas Feiras são criadas oportunidades para que o empreendimento possa se relacionar com o público, entender melhor a dinâmica do comércio, escoar sua produção e ter a segurança de fazer parte de um grande aprendizado, visando adquirir experiência suficiente para entrar no comércio aberto com dignidade e respeito. Além de proporcionar as trocas de produtos e saberes que em particularidade tornam as Feiras um lugar de diversão, arte e união.
Durante todo o Sábado, 380 pessoas de diversos Empreendimentos da Economia Solidária, atendidos pela AME e comunidade local, movimentos Sociais, ONGs, artistas, universitários e voluntários trocaram seus produtos, serviços, saberes, experiências, afetos e amizade, fortalecendo os elos e laços de união cultivando os princípios e valores da solidariedade!!! Mais uma vez a Economia Solidária afirmou ser uma proposta de mercado diferente, tendo como principal objetivo a valorização do ser humano.

Falando com o empreendimento

Com o intuíto de conhecer melhor os empreendimentos solidários participantes das feiras e conhecer um pouco mais da sua história, na edição desta feira conversamos com a Alice Queiroz, que é a idealizadora do empreendimento Dali Bijouterias de cerâmicas e arte-reciclagem. Alice começou esse trabalho há mais ou menos 10 anos atrás, e teve muitas dificuldades para se inserir no mercado, pelo fato dos altos custos que tinha que pagar para participar de feiras abertas e com o que conseguia vender, muitas vezes não pagava nem as taxas de participação. Alice ficou 3 anos sem trabalhar com as bijouterias e a arte-reciclagem, pois não conseguia ver boas oportunidades de trabalho. Foi então que há 2 anos atrás, Alice foi convidada para participar de uma das edições das feiras de trocas realizadas pela ITCP-FGV no Centro de São Paulo. Ainda sem entender muito sobre a Economia Solidária, Alice se sentiu estimulada a voltar a fazer os trabalhos com cerâmica e arte-reciclagem e passou a frequentar mensalmente as feiras. Na feira do jabaquara foi a primeira vez que Alice participa, sendo esta a segunda edição da Feira. Alice se adaptou muito bem com essa nova forma de se relacionar, ela comenta que nas feiras ela compra sabão em pedra ecológico, roupas, comidas não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, açucar, sal, farinha de trigo, molho de tomate, mudas de plantas, adubo para plantas e com um detalhe, tudo com o uso da moeda social, que serve como um facilitador das trocas e não para acumular. Hoje o empreendimento Dali Bijouterias está inserido no programa de feiras abertas organizadas pela ITCP-FGV que proporciona a oportunidade de aumentar a geração de renda e divulgar seu material. “ As feiras de trocas são uma oportunidade diferenciada para as pessoas, quanto mais diversificada é a feira, mais você consegue fazer as trocas. Não existe disputa, a solidariedade é o ponto forte.” ( Alice Queiroz )

Recreação com crianças alegra a feira

Para proporcionar momentos de alegria e interação entre as crianças que compareceram na feira, a organização não-governamental Aldeia do Futuro que atende crianças, jovens e adultos da comunidade de Americanópolis oferecendo cursos profissionalizantes, ofereceu brincadeiras, cirandas e pinturas no rosto para todas as crianças persentes na Feira. Os papais e mamães puderam passear pela feira com tranquilidade. Essa é uma das propostas das feiras de trocas, que além de proporcionar oportunidades para os empreendimentos venderem seus produtos, proporciona também alegria e discontração para todos os visitantes.




Cuidar da aparência também é saudável


Para compôr o quadro de serviços oferecidos na feira, nesta edição tivémos a participação da EMBELLEZE. Muitas mulheres puderam refazer a maquiagem, cortar o cabelo e cuidar da aparência por apenas 1 talento. É mais uma forma que as feiras de trocas solidárias podem colaborar com a vida das pessoas, não só gerando renda, proporcionando a compra de alimentos não perecíveis, inclusão social, mas também momentos de descontração e embelezamento.




Projetos realizados pela AME

As feiras de trocas da Rede Jabaquara são realizadas em parceria com a AME e o programa Ação Família. Atualmente a AME desenvolve 4 projetos que atendem a a população do Jabaquara em estado de alta vulnerabilidade social. Veja abaixo um resumo desses projetos:

C.E.I.: Centro de Educação Infantil – em convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Atende 170 crianças de 2 a 5 anos em período integral, com cinco refeições por dia, oferecendo um espaço onde a criança pode desenvolver-se através de atividades pedagógicas e culturais em um ambiente seguro e amoroso.

CCA: Centro para a Criança e Adolescente – em convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – S.M.A.D.S. e Supervisão de Assistência Social da Sub Prefeitura do Jabaquara. Atende 130 adolescentes de 6 a 15 anos no contra turno escolar, proporcionando reforço escolar e atividades pedagógicas e oficinas culturais, protegendo e orientando o adolescente com amor e respeito.

B.P.J.: Bom Prato Jabaquara – em convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. Serve 1200 refeições por dia, com qualidade e valor nutricional, ao preço de apenas R$ 1,00.

Unidade do Programa Ação Família – Viver em Comunidade – em convênio com a Supervisão de Assistência Social da SubPrefeitura do Jabaquara – PMSP e Secretaria Municipal de Assistência Social – S.M.A.D.S. Atende mais de 1200 famílias em situação de alta vulnerabilidade. Proporcionando visitas domiciliares, reuniões com as famílias, eventos, palestras, oficinas culturais, capacitação e geração de renda.

Programa Ação Família – Viver em Comunidade

O Programa Ação Família Viver em Comunidade, instituído pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) desde março de 2006, para toda a cidade de São Paulo, designa-se prioritariamente a população mais vulnerável da cidade, promovendo a inclusão social desta, tendo como unidade de ação, a família.
A estratégia utilizada é a de promover o fortalecimento e a emancipação da família por meio da articulação de rede de serviços, de assistência social, trabalho, saúde, educação, esporte, lazer, recreação, verde e meio ambiente, habitação, justiça e cultura, bem como o acesso a informações, condições mínimas para o acesso à informação, condições mínimas para o exercício de cidadania.
A Unidade Ação Família - Americanópolis, localizado à Avenida Engenheiro George Corbisier, 1351 - Jabaquara, é um dos pólos de atendimento atuando junto à 1200 famílias desta região e visa a geração de renda através da Economia Solidária e de grupos sócio-culturais que facilitem o desenvolvimento local.
As famílias atendidas pelo programa seguem rigorosos critérios que atendem ao IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social) e categorizam-se como as mais vulneráveis da cidade de São Paulo, exibindo renda e capital que as caracterizam abaixo da linha da miséria (menos de 1/3 de salário mínimo por família)
As feiras de trocas e a incubação de empreendimentos de economia solidária são complementos que consolidam a realização da inclusão social e geração de renda para algumas famílias atendidas pelo programa Ação Família.

O que é o Banco de trocas?
O Banco de Trocas Solidárias (BTS) é uma metodologia de assessoramento (incubação) de empreendimentos populares na perspectiva da Sócioeconomia Solidária. Objetiva-se apoiar empreendimentos de economia solidária (EES), de produção de bens ou serviços, para geração de trabalho e renda, através de capacitação e aplicação de metodologias de incubação para inserção destes no mercado, bem como ativação do potencial criativo/empreendedor dos membros. O BTS também constitui uma rede entre os empreendimentos incubados que se apóiam mutuamente. Busca como objetivo geral, gerar um ambiente propício ao treinamento de pessoas desempregadas, para administrarem um microcrédito e iniciarem atividades econômicas associativas e solidárias, gerando renda, inclusão social e desenvolvimento local. Dentro dos processos desenvolvidos pelo Banco de Trocas, estão envolvidos a capacitação produtiva para aprimoramento do produto ou serviço (qualidade, design, diminuição de custos etc), bem como capacitação gerencial em gestão de operações, gestão financeira, estudo de viabilidade econômica, realização de plano de negócios e princípios de marketing. Além disso, objetiva-se aprimorar o raciocínio crítico, assim como educar para o mercado, educar para questões de sustentabilidade e de convivência (solidariedade e cooperação entre os membros e entre empreendimentos).

Colabore com a nossa feira de trocas e faça parte dessa nova forma de se relacionar. A AME aceita doações de alimentos não perecíveis.

Envie um e-mail para bancodetrocasolidariasame@gmail.com e saiba mais sobre o nosso trabalho.
A próxima edição desta Festa Solidária será no dia 12 de setembro de 2009. Sempre haverá surpresas, atividades e novos produtos, não perca essa oportunidade!!!Se você é músico ou artista, ofereça seu show e receba um cachê em moedas sociais, para isso nos escreva com antecedência no: bancodetrocasolidariasame@gmail.com - Traga seus amigos e parentes e não esqueça de trazer algo para trocar como: artesanato, alimentos, suas habilidades manuais, brinquedos, jogos educativos, materiais escolares, sementes, instrumentos musicais, massagem, poesia em cordel e objetos dentro de sua casa que não usa mais e que alguém pode precisar muito. Pode ser também roupas, cds, vinis, livros e cartilhas educacionais em bom estado também serão muito bem vindas. Use a criatividade!! Caso esteja difícil de trazer algo, você pode comprar Moedas Sociais para não ficar de fora dessa festa. Estamos aguardando você!!!